Bem vindos a mais um ano letivo na Escola do Bairro de S. Miguel!

Depois de um ano letivo terminado em sobressalto, aqui estamos de novo no nosso espaço. Espaço esse que ganhou, este ano, uns moradores novos a quem damos umas boas vindas ainda mais especiais - os nossos meninos e meninas do Jardim de Infância. A estes juntam-se quatro turmas de primeiro ano, que vieram fazer companhia às dez que já eram residentes.

Sabemos que as dúvidasas inseguranças e os medos são muitos, e compreensíveis, mas queremos salientar que as famílias têm um papel fundamental para que tudo corra pelo melhor. Mais do que nunca, a comunicação entre a escola e as famílias é fundamental pois as novas regras têm de ser compreendidas por todos. A escola será tão mais segura quanto os alunos tiverem consciência da importância, para si e para os outros, de cumprirem as regras. É importante que toda a comunidade educativa conheça os planos de contingência da escola (https://nsite.aerdl.eu/images/DocsAgrupamento/AERDL/Doc_Gerais/plano_contingencia_AERDL_20-21.pdf), para que saibam o que fazer na eventualidade de um caso positivo na comunidade escolar e a quem se dirigir para esclarecer dúvidas.

No entanto, relembra-se, a segurança das escolas - da nossa escola - não depende só do que acontece dentro das suas instalações, em tempo letivoDesde logo, o exemplo que podemos dar, de manhã e ao fim do dia, quando trazemos ou levamos as nossas crianças, é fulcral. De igual modo, se todas as famílias estiverem atentas ao surgimento de sintomas de quaisquer doenças, e entrarem imediatamente em contacto com o SNS 24 (808 24 24 24), estarão a proteger-se a si e ao resto da comunidade escolar. As regras inerentes ao convívio social continuam a ter de ser cumpridas em qualquer lugar.

Podermos regressar à escola é um sinal de esperança, mas tem de ser acompanhado da correspondente responsabilidade. É urgente recuperar as brincadeiras em grupo e as aprendizagens, de naturezas diversas, sem descurar, nunca, a saúde pública e a proteção dos mais vulneráveis. Cabe-nos a todos garantir, todos os dias, que as escolas permanecem abertas e a cumprir o seu papel de garante do direito fundamental à educação.

A todos - alunos, famílias, professores e restante comunidade educativa - desejamos muitas semanas de escola feliz!! 



A equipa da APEEL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AAF - Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-Escolar

Informações-Escola Eb1 - Bairro de São Miguel

Ano letivo 2022/2023 - Inscrições AAAF/CAF