As férias no CAF



As férias do nosso CAF terminaram, e com elas terminou um ano repleto de novas aprendizagens, novas experiências e novas amizades. Foram cinco semanas, onde o brincar substituiu as aulas, mas não o aprender. Entre campos de jogos, alguma terra, muitos paus, pedras e árvores, muitas estórias foram criadas e muitas aventuras foram vividas. Se por várias vezes os vossos filhos chegaram todos sujos a casa, acreditem que para além da sujidade levaram consigo um inimaginável mundo de novas brincadeiras e novos universos. 
Mas se acham que foi só isto, estão muito enganados! Regressámos a uma das nossas casas preferidas, a Cinemateca, para assistir a dois clássicos de animação. Revisitámos o maravilhoso Parque do Cabeço de Montachique, fomos até à praia que é uma paragem obrigatória das nossas férias de verão, e por fim preparámo-nos com toucas e braçadeiras e demos uns belos mergulhos na piscina. Dentro da escola também foram muitas as atividades que procuraram estimular e despertar o interesse e a curiosidade das nossas crianças. Tivemos manhãs desportivas com jogos diversos, construíram-se instrumentos musicais com materiais reciclados, edificou-se uma pequena parte da cidade de Lisboa com plasticina, fizeram-se incríveis esculturas em barro utilizando elementos da natureza, arriscámos e construímos papagaios de papel (que apenas não voaram porque não havia vento), fizemos slime e massa de sal. Foram feitos jogos de estratégia onde o trabalho de equipa demonstrou ser importantíssimo, jogámos xadrez e por fim aproveitámos para relaxar e descansar com sessões de massagens. No último dia ainda tivemos direito a outra surpresa! Reunimos todos os ingredientes e preparámos um delicioso salame que partilhámos entre todos para encerrar um ano incrível.  
Agora que também a nossa escola vai de férias, é hora de continuar a brincar fora dela. Quanto a nós desejamos a todos umas excelentes férias, regressamos em setembro!



Descrição de algumas oficinas:


Oficina de instrumentos musicais.
Castanholas e tambor japonês. Utilização de cartão, caricas, cordas e missangas. Ilustração pessoal com guache e caneta.


Oficina de expressão plástica “ Vamos Modelar”
Construção de esculturas em barro de livre expressão com elementos da natureza: ramos, tronquinhos, folhas, pedrinhas e terra. 


Oficina de construção de papagaios de papel
Materiais (re)utilizados: papel de seda, pauzinhos de bambu, cordel  e sacos de plástico.


Massa de Sal (Plasticina natural)
 Utilizando farinha, sal, água e corante alimentar, fizeram massa para no final modelar.


Oficina “Introdução à arquitetura e urbanização: O que é a cidade”.


Iniciando a noção dos edifícios e do trabalho em conjunto, seja do arquiteto, engenheiro, empreiteiro, pedreiro, entre outros, esta oficina tem como objetivo a opinião e consciência da construção das cidades, do trabalho em grupo e do que precisamos para viver com qualidade e dignidade; sejam casas para viver, escolas para aprender, hospitais para nos cuidarmos, transportes para nos deslocarmos, comércio para nos alimentarmos, jardins para respirarmos. 
Iniciámos a construção na nossa escola, retratando o Bairro de São Miguel e um pouco à volta dele. 
A oficina teve duas fases, a maquete em plasticina e a planta em papel cavalinho A3 e vegetal A3, distinguindo as duas partes do processo de construção.


























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AAF - Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-Escolar

Informações-Escola Eb1 - Bairro de São Miguel

Ano letivo 2022/2023 - Inscrições AAAF/CAF