Esclarecimento AECs

Caros Encarregados de Educação,
No seguimento dos pedidos de esclarecimento que têm vindo a ser colocados à APEEL, cumpre-me esclarecer que este ano letivo, com a alteração feita pelo Ministério da Educação ao incorporar o Inglês no programa curricular do 3º ano de escolaridade do 1º ciclo, o Agrupamento de Escolas, onde se integra a EB1 do Bairro de S. Miguel, deliberou em Conselho Pedagógico e em Conselho Geral, manter nas AECs apenas o Inglês para o 4º ano e retirá-lo do 1º e 2º ano. Tal decisão fundamenta-se no facto de que a manutenção do programa de Inglês implicaria que as crianças estariam a repetir por 2 anos letivos os conteúdos que terão de ser obrigatoriamente lecionados no 3º ano.
Assim, e com vista à promoção de Actividades de Enriquecimento Curricular pedagogicamente mais enriquecedoras foi igualmente deliberado reforçar as AECs para o 1º e 2º ano nas áreas das Expressões, nomeadamente ao nível da componente dramática, musical e plástica que ano após ano tem evidenciado, nas escolas do 1º ciclo do agrupamento, um enorme sucesso para o desenvolvimento pessoal, psicomotor e até emocional das crianças. A aposta foi pois de diversificar em áreas que permitam contrabalançar os longos períodos letivos com atividades que possibilitam dar expressão à criatividade e à descompressão de forma articulada e no âmbito das actividades de natureza pedagógica que integram a filosofia da escola e a oferta formativa complementar.
Este objetivo estendeu-se igualmente à Educação Física (AFD) que, este ano para além de assegurar a imprescindível prática do exercício físico, poderá vir a integrar jogos e danças tradicionais (1º e 2º ano) no âmbito da Oferta Complementar de Escola,garantindo a natureza pedagógica da disciplina e possibilitando a aquisição de outros conhecimentos na área da promoção da saúde e do bem estar das crianças.
Com esta decisão, procura-se enriquecer as Atividades de Enriquecimento Curricular criando atividades que estimulem a concentração, a motivação e a alegria das crianças.
A Coordenadora de Escola
Isabel Assunção

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AAF - Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-Escolar

Informações-Escola Eb1 - Bairro de São Miguel

Ano letivo 2022/2023 - Inscrições AAAF/CAF